início do conteúdo

Conexão Mundo do Trabalho

 

 

 

OBJETIVO: Promover a interação da comunidade acadêmica com o setor produtivo e o mundo do trabalho. A proposta pauta pelo estimulo a realização de eventos, parcerias que dialoguem e desenvolvam soluções técnicas e tecnológicas de modo a promoverem o desenvolvimento de seus arranjos produtivos locais. Ao mesmo tempo, a idéia é proporcionar aos estudantes, oportunidade de aplicar conhecimento por meio de estágios, empreendedorismo, assistencia técnica, pesquisas e projetos extensionistas, que ampliem as experiências dos estudantes e egressos, obtidas no meio acadêmico, para o contexto do mundo do trabalho.   

 

AÇÕES REALIZADAS: 

 

I CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO 

Resumo do Evento: Com o objetivo de estimular a aproximação entre a comunidade acadêmica e o universo do trabalho, o IFMT, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), promoveu o I Conexão com o mundo do trabalho, com a palestra “Dialogando sobre soluções tecnológicas para o setor produtivo do algodão”, uma parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). A palestra, foi realizada na Sala de Projeções do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, foi proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Ricardo Yassushi Inamasu. O encontro foi transmitido por videoconferência a todos os campi.  Na ocasião, foram discutidas ações conjuntas para o lançamento do 1º Edital de Extensão Tecnológica parceria ente o IFMT e o IMA, e foi apresentado aos servidores e alunos do IFMT as suas demandas específicas. Entre as áreas de interesse apresentadas pelo IMA estão a agricultura de precisão, a mecanização com ênfase ao uso de GPS e automação em geral, o uso de sensores e captura e interpretação de imagens a baixa altitude (drones ou vants). O instituto tem diversas pesquisas em andamento e acompanha as necessidades dos produtores buscando direcionar os trabalhos para soluções específicas ao setor da agricultura.

Noticias do evento e da parceria: ReuniãoParceriaDivulgação e Evento.

Ações Inovadoras da Parceria IFMT e IMA 

Edital IFMT/Fomento IMA 

Projetos Aprovados

Ações do Projeto desenvolvido em Campo Novo do Parecis

Ações do Projeto desenvolvido em Diamantino

Matéria Veiculada sobre o Projeto de parceria IMA x IFMT

Assita aqui esta palestra: I CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO

 

II CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO

II CONEXÃO MUNDO DO TRABALHO

Resumo do Evento: A palestra, com o tema “Impacto do sistema de produção na produção agrícola do cerrado”, foi proferida pelo agrônomo Leandro Zancanaro, pesquisador e gestor de pesquisas da Fundação MT. Aproximadamente 300 alunos dos cursos técnico e superiores ofertados em São Vicente lotaram o Auditório Jonas Pinheiro. Fora o público local, a palestra também foi transmitida ao vivo pelo Youtube, para outras unidades da instituição. No Câmpus Avançado de Diamantino, uma turma do curso Técnico em Agricultura acompanhou toda a palestra, inclusive interagindo via internet. Na palestra, foram abordados assuntos como resultados independentes de pesquisas de solo; a interferência no solo da sequência de culturas ao longo do tempo; fertilidade dos tipos de solo; investimento em adubação; correção química; fatores que limitam a produtividade; entre outros, com direito também dar respostas a algumas dúvidas da plateia. O evento poderá resultar em parceria objetivando, participação de estudantes e servidores em atividades de estágio, projetos de pesquisa e extensão.

Noticias do evento e da parceria:Evento

Assita aqui esta palestra:II CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT